Pesquisar
Close this search box.

Existe um lugar mais silencioso que o próprio silêncio, feitas de cunhas de fibra de vidro

Existe um lugar mais silencioso do que o próprio silêncio? Bem, de acordo com a escala de decibéis, usada pela ciência para avaliar a intensidade relativa do som, sim — e há até uma competição para ver qual local “ganha”. O recordista do momento, inclusive segundo o Guinness Book, é a câmara anecoica dos Laboratórios Orfield, nos Estados Unidos.

Anecoica significa “sem eco”, e, no caso do local de testes americano, considerado o mais silencioso do mundo, o nível de som fica em -24,9 decibéis — isso mesmo, negativos. Para efeitos de comparação, um sussurro humano fica em cerca de 30 decibéis. O som mais baixo que o nosso ouvido consegue detectar fica em cerca de 0 decibéis, motivo da escala “zerar” nessa marca.

O som do silêncio

Câmaras anecoicas são usadas para diversos testes, especialmente com astronautas e equipamentos espaciais (Imagem: NASA Goddard Space Flight Center/CC-BY-2.0)
Câmaras anecoicas são usadas para diversos testes, especialmente com astronautas e equipamentos espaciais (Imagem: NASA Goddard Space Flight Center/CC-BY-2.0)

Para atingir os números negativos, é preciso de um pouco de engenharia. Na sala em questão, estão posicionadas diversas cunhas de fibra de vidro por todas as paredes, teto e chão, com o objetivo de abafar qualquer onda de som que possa surgir.

Além disso, camadas grossas de tijolo e aço preenchem as paredes, e inúmeras molas separam a câmara do restante do prédio, evitando que vibrações externas consigam penetrar. Isso garante o aspecto silencioso do ambiente.

Dá até para ouvir o coração

Segundo o relato do projetista, Steven J. Orfield, e de pessoas que visitaram o local, lá é possível ouvir os próprios batimentos cardíacos, os órgãos internos trabalhando, os olhos piscando e até mesmo o fluxo de sangue subindo pelo pescoço.

A falta do eco entre quatro paredes causa uma dissonância cognitiva, ou seja, o cérebro fica confuso, já que espera efeitos físicos que não aparecem. Isso pode causar perda de equilíbrio e um intenso incômodo generalizado. Ative as legendas em português e confira um pouco da experiência no vídeo abaixo:

De acordo com Orfield, é impossível ficar na câmara por mais de meia hora sem sentir a necessidade de se sentar, e, mesmo com a ajuda de uma cadeira, poucos conseguem ficar mais do que isso no recinto.

Uma câmara parecida fica na sede da Microsoft, também nos Estados Unidos, com -20,6 decibéis. Ela era a recordista anterior, até ser desbancada por Orfield. Reformas constantes fazem ambos os locais alternarem de posição ao longo dos anos.

Mas câmaras anecoicas não existem apenas por mera curiosidade — elas são úteis para uma série de estudos e análises. Muitos fabricantes as utilizam para testar seus produtos na ausência de som de fundo, garantindo leituras precisas do som que produzem. Astronautas também costumam se preparar para o quieto som do espaço em locais como esses, únicos comparáveis ao rarefeito ar de fora da Terra.

Fonte: Smithsonian Magazine

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também

Resinas Epóxi: A Base da Confiabilidade em Isoladores Elétricos

Resinas Epóxi: A Base da Confiabilidade em Isoladores Elétricos

Na era da eletrificação, a segurança e a eficiência das redes elétricas são questões primordiais. Um componente essencial para garantir…
Valores que pautam nosso trabalho na Redelease

Valores que pautam nosso trabalho na Redelease

Na Redelease, acreditamos que nossos valores que sustenta todas as nossas ações e decisões. Cada princípio que adotamos é mais…
Criando peças com resina cristal poliéster em molde de silicone

Criando peças com resina cristal poliéster em molde de silicone

Materiais Necessários Resina Poliéster (baixa viscosidade): Link para compra Pigmentos e Corantes: Link para compra Molde de Silicone: Certifique-se de que o molde esteja limpo e…