Em dezembro de 2024, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresentou uma queda generalizada entre os setores industriais, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador registrou uma redução em 27 dos 29 setores, afetando todas as regiões do Brasil e empresas de diferentes portes. Como resultado, a quantidade de setores sem confiança saltou de 2, em novembro, para 17 no final do ano, marcando a maior disseminação de pessimismo desde maio de 2023. No total, apenas 11 setores mantiveram um nível de confiança, enquanto um se manteve neutro.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, aponta algumas possíveis razões para esse aumento da desconfiança. Ele destaca que as incertezas sobre o processo de ajuste fiscal no país e seus efeitos sobre as taxas de juros e o câmbio têm gerado preocupações nas empresas. A alta dos juros afeta a demanda, ao reduzir o consumo, enquanto o aumento da taxa de câmbio eleva os custos de produção, impactando negativamente os negócios.
Via: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/numero-de-setores-industriais-sem-confianca-e-o-maior-desde-maio-de-2023-segundo-cni/ – adaptadp.