Você já deve ter visto aquela foto incrível capturada por Jerome Brouillet, da AFP, do nosso espetacular campeão de surf, Gabriel Medina. Mas você sabia que a prancha de surf é uma das primeiras aplicações de plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV)?

No início, as pranchas de surf eram feitas de madeira maciça. Essas pranchas eram pesadas e difíceis de manobrar, e muitas vezes os próprios surfistas as fabricavam. Tudo isso mudou na década de 1940, quando o californiano Robert Simmons introduziu uma inovação que transformaria o mundo do surfe: a primeira prancha de PRFV.

Leve e resistente, o PRFV era o material ideal para as pranchas de surf. Ele permitiu que os surfistas tivessem maior controle e manobrabilidade nas ondas, elevando o nível do esporte. Além de melhorar o desempenho dos atletas, a introdução do PRFV ajudou a popularizar o surfe ao redor do mundo e estabeleceu esse material como o padrão na fabricação de pranchas.

Assim, a evolução do surfe é também uma história de inovação tecnológica, onde a escolha dos materiais fez toda a diferença para o desenvolvimento e popularização do esporte. E é graças a essa evolução que podemos ver hoje em dia talentos como Gabriel Medina brilhando nas ondas, usando pranchas que são verdadeiras obras de arte da engenharia.

Via: https://www.linkedin.com/feed/ / Adaptado

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também

Unesc inaugura Museu de Zoologia no Parque das Nações

Unesc inaugura Museu de Zoologia no Parque das Nações

Criciúma agora conta com um novo espaço dedicado à educação ambiental: o Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, localizado no…
Tutorial: Como Fazer uma Prancha Natalina

Tutorial: Como Fazer uma Prancha Natalina

Neste tutorial, vamos ensinar como criar uma linda prancha de Natal com resina epóxi, criando um efeito encantador para a…
Redelease, 35 anos de excelência na distribuição de Produtos Químicos

Redelease, 35 anos de excelência na distribuição de Produtos Químicos

Ao final de mais um ano, é o momento de olhar para trás e celebrar as conquistas que marcaram nossa…