Postes de fibra de vidro melhoram iluminação e enfrentam maresia em Florianópolis (SC)

A modernização da iluminação pública em Florianópolis vem trazendo mais segurança no trânsito, eficiência no consumo de energia e ganhos ambientais em dois importantes corredores viários da cidade. Ao todo, estão sendo instalados 237 postes com luminárias de LED nas rodovias SC-401 e SC-403, ampliando a visibilidade noturna para motoristas, pedestres e ciclistas.

Na SC-401 (Rodovia José Carlos Daux), o projeto abrange o trecho entre a Havan e o Centrinho dos Ingleses, somando 4,2 km de extensão. Serão 116 postes, cada um equipado com duas luminárias LED, o que garante iluminação uniforme, econômica e de grande alcance.

Já na SC-403 (Rodovia Armando Calil Bulos), as melhorias estão sendo aplicadas em 4,8 km, do trevo de acesso aos Ingleses (próximo à Havan Floripa Norte Ilha) até o Centrinho. Nesse trecho, serão implantados 121 postes, também com duas luminárias LED cada, reforçando a iluminação de forma contínua e segura.

Fibra de vidro: durabilidade contra maresia

Para aumentar a vida útil da estrutura, os novos postes são fabricados em compósito de fibra de vidro, material que une resistência mecânica, leveza e baixo impacto ambiental.

Segundo Ed Abelardo de Amorim Nunes, gerente de projetos da Quantum Engenharia, esse tipo de poste tem alta resistência à corrosão, especialmente em regiões costeiras, além de ser dielétrico (o que reduz riscos em caso de curto-circuito). Com expectativa de vida útil superior a 30 anos, também resistem a raios UV, pragas e variações climáticas, demandando menos manutenção ao longo do tempo.

Projeto executado pela Quantum Engenharia

A obra está sob responsabilidade da Quantum Engenharia, empresa catarinense com mais de 30 anos de atuação no setor elétrico. A companhia está aplicando tecnologia LED, que pode gerar até 60% de economia no consumo de energia, maior durabilidade das luminárias e redução de custos operacionais.

“Esse investimento reafirma nosso compromisso em oferecer soluções que unem inovação tecnológica, sustentabilidade e segurança para a população”, destaca Gilberto Vieira Filho, engenheiro eletricista e presidente da empresa.

Via: https://jornaltribuna.com.br/2025/08/postes-de-fibra-de-vidro-ampliam-iluminacao-e-resistem-a-maresia-em-florianopolis-sc/ – adaptado.

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também

Michelin e Voliris unem tecnologia e inovação no desenvolvimento de aeronave em fibra de vidro

Michelin e Voliris unem tecnologia e inovação no desenvolvimento de aeronave em fibra de vidro

A Michelin Inflatable Solutions, divisão do grupo Michelin especializada em estruturas infláveis ultraleves, anunciou uma parceria estratégica com a Voliris…
Redelease concorre ao Top of Mind da Indústria de Compósitos 2025

Redelease concorre ao Top of Mind da Indústria de Compósitos 2025

Temos uma notícia incrível para compartilhar com vocês! 🎉 A Redelease está concorrendo ao Top of Mind da Indústria de…
Ela fatura mais de 20 mil reais por mês com peças de resina

Ela fatura mais de 20 mil reais por mês com peças de resina

Já imaginou transformar arte em uma fonte de renda consistente? Foi exatamente isso que a Lays Gama conquistou. Trabalhando de…