As primeiras 80 moradias provisórias, destinadas às famílias afetadas pela enchente de maio de 2024, foram instaladas no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre (Rua Vida Alegre, nº 200). As unidades modulares são resultado de um investimento conjunto do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre, que agora ficará responsável pelos serviços de infraestrutura, como abastecimento de água, esgoto, pavimentação e paisagismo.
Essas moradias temporárias acomodarão parte das 336 pessoas que ainda estão no Centro Humanitário de Acolhimento Vida (CHA), localizado no Rubem Berta. A prefeitura seguirá avaliando, individualmente, as necessidades das famílias, para decidir se serão necessários novos módulos provisórios ou a transferência para programas habitacionais permanentes.
As casas, com 27 metros quadrados, são equipadas com móveis e eletrodomésticos, oferecendo condições adequadas de moradia para indivíduos ou famílias. Elas são construídas em estrutura metálica, com revestimento de concreto reforçado com fibra de vidro e cimento branco, garantindo durabilidade e resistência.
Imagem: Foto: Imagem Ilustrativa / Joel Vargas / GVG / Porto Alegre 24 horas