
Draga Obradovic e Aurel K. Basedow, do estúdio Draga & Aurel, assinam peças e coleções, tanto para marcas (Baxter, Poltrona Frau, Gallotti&Radice, entre outras) como para galerias de arte. O trabalho da dupla estende-se ainda ao design de interiores. Aqui, candeeiro Joy, “escultura luminosa” de cores vibrantes feita de resina epóxi. Foto: Anne Timmer
Como vocês se conheceram e decidiram começar a trabalhar juntos?
Nos conhecemos em Como, na Itália, por meio de um amigo em comum. Eu estava trabalhando no setor da moda, enquanto o Aurel estava finalizando seus estudos na Academia de Brera, em Milão. Desde o início, tivemos uma conexão imediata! Nossa carreira como designers começou um pouco depois, quando decidi deixar meu trabalho como designer têxtil. O Aurel me incentivou a dar o próximo passo e a seguir um sonho compartilhado. Foi aí que unimos forças, combinando nossas paixões por vintage e arte.
E como surgiu o estúdio de vocês?
O Draga & Aurel foi fundado em 2007, inicialmente com o nome de Atelier Symbiosis. Tudo começou com visitas a feiras de antiguidades, em busca de móveis e poltronas dos anos 50 e 60 que realmente nos atraíssem. Levávamos essas peças para nossa primeira oficina, que ficava em uma garagem, onde começávamos a reimaginá-las e transformá-las. Para apresentar nosso projeto, organizamos um evento e convidamos as pessoas a trazerem objetos pessoais, como uma poltrona da avó ou a mesa do pai, para trabalhar juntos. A resposta foi fantástica, e foi nesse momento que percebemos que estávamos no caminho certo.

Flare. Coleção criada em exclusivo para a galeria Todd Merrill Studio (Nova Iorque) e fabricada à mão em Lucite, material acrílico, em Como, Itália.
E o que define o estilo e a filosofia do Draga & Aurel?
Nossas criações sempre buscam ser expressivas e com um toque humano forte. Permitimos que os materiais nos guiem, reagindo às sensações que eles despertam. Queremos criar peças frescas e lúdicas, onde a beleza se revela por meio da luz e dos reflexos que dançam nas superfícies transparentes. Cada peça é projetada para transmitir uma sensação de leveza, equilibrando formas e cores de maneira a inspirar um estado de espírito mais livre e leve.
Como vocês abordam o design?
Para nós, o design é, assim como a arte, uma forma de expressão e liberdade criativa. Ele é a maneira de materializar nossas ideias e pensamentos. Nossa abordagem é experimental e intuitiva; seguimos nossos instintos e deixamos a curiosidade nos guiar. É um processo contínuo de exploração, uma jornada que nos leva a novas descobertas a cada passo.
Como vocês definem o trabalho de vocês?
Nosso trabalho reflete nossa visão de mundo e nossa essência. Gostamos de fundir várias influências, que vão desde o vintage até a experimentação contemporânea. As palavras que definem nosso trabalho são: autenticidade, artesanato e a busca constante por um equilíbrio entre estética e funcionalidade.

Tinted Hues O projeto desenvolvido em exclusivo para a Nilufar Gallery, em Milão, explora o potencial dos materiais – resina epóxi e Lucite. Foto: Riccardo Gasperoni
Qual é o processo de pesquisa e criação de vocês?
Nosso método é intuitivo e exploratório. Buscamos inspiração em tudo ao nosso redor: arte, arquitetura, natureza, pessoas, experiências pessoais e viagens. Tudo pode ser um ponto de partida. A partir daí, mergulhamos nos materiais, cores e técnicas, sempre experimentando para descobrir algo novo. A cada projeto, gostamos de nos desafiar com novas combinações e soluções inesperadas, sempre movidos por uma curiosidade constante.
Há algum projeto ou coleção que se destaque para vocês?
Todos os nossos projetos têm um significado especial para nós. O Transparency Matters, por exemplo, representa de maneira pura nossa abordagem ao design. Já as peças criadas para a Nilufar Gallery nos divertem e fazem sonhar.
O que podemos esperar do Draga & Aurel em 2025?
Estamos trabalhando com muita energia para criar algo novo e diferente. Nosso foco este ano é proporcionar uma experiência mais íntima e pessoal. Temos algumas novidades empolgantes, mas ainda não podemos revelar tudo!
Via: https://caras.pt/decoracao/2025-02-25-caras-decoracao-conheca-a-dupla-criativa-a-frente-do-estudio-draga-aurel/ – adaptado.