IPT lança projeto para desenvolvimento de Próteses mais funcionais

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) deu início, em junho, ao projeto PdComp, que visa desenvolver tecnologias protéticas e ortopédicas utilizando materiais poliméricos e compósitos. O foco principal é a criação de uma prótese de membro inferior (pé) em material compósito, que atenderá aos requisitos de conforto, durabilidade e custo acessível para os pacientes, superando as soluções atualmente disponíveis no Brasil.

Atualmente, a maioria dos usuários brasileiros utiliza próteses de pés convencionais rígidos do tipo SACH (Solid Ankle Cushioned Heel), indicadas para aqueles com baixa atividade física, o que limita a dinâmica da marcha. O ideal seria a utilização de pés protéticos que armazenem e liberem energia elástica, geralmente feitos de compósitos, que tendem a ser importados e caros.

Financiado pela FINEP, o projeto será desenvolvido em colaboração entre dois laboratórios do IPT—o Laboratório de Estruturas Leves e o Laboratório de Celulose, Papel e Embalagem—junto com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e a empresa Maxi Science.

O pesquisador Mario Batalha, do Laboratório de Estruturas Leves do IPT, destaca que o maior desafio é encontrar a combinação certa de materiais para otimizar a absorção e liberação de energia durante a marcha. O estudo também levará em conta o conforto do usuário, com acompanhamento de especialistas, além de considerar a viabilidade comercial.

Embora existam algumas iniciativas acadêmicas voltadas ao desenvolvimento de próteses com materiais poliméricos e compósitos, muitas se limitam a aspectos específicos, como o design. “Nossa proposta é integrar diversas áreas do conhecimento para desenvolver a prótese desde seu conceito até sua fabricação e avaliação física e funcional. Essa abordagem multidisciplinar nos ajudará a superar barreiras relacionadas ao custo, funcionalidade e aceitação pelos usuários, promovendo a adoção dessa tecnologia no mercado nacional”, conclui Batalha.

Via: https://novomomento.com.br/ipt-desenvolve-projeto-proteses-mais-funcionais/ – com adaptações.

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também

Desmoldantes Redelease: desempenho e confiabilidade reconhecidos pelo mercado

Desmoldantes Redelease: desempenho e confiabilidade reconhecidos pelo mercado

Os desmoldantes distribuídos pela Redelease foram reconhecidos com o prêmio Top of Mind 2025 da Indústria de Compósitos, reforçando a…
Redelease consolida sua atuação como distribuidora referência no mercado de compósitos

Redelease consolida sua atuação como distribuidora referência no mercado de compósitos

A Redelease foi reconhecida com o prêmio Top of Mind 2025 da Indústria de Compósitos na categoria Distribuidor, consolidando sua…
Resina Epóxi Redelease conquista o prêmio Top of Mind da Indústria de Compósitos

Resina Epóxi Redelease conquista o prêmio Top of Mind da Indústria de Compósitos

A Resina Epóxi Redelease foi reconhecida com o prêmio Top of Mind 2025 da Indústria de Compósitos, uma das premiações…